A carreira de professor é hoje muito desvalorizada em nosso país, isso se deve a
uma série de motivos, mas dentre eles os mais importantes seriam o baixo
salário e também a péssima condição em que se encontram as escolas públicas do
país. No ano de 2008, pela Lei nº 11.684/2008 o ensino de Sociologia e
Filosofia foram dados como obrigatório no ensino do país. A partir do ano de 2009
todas as escolas do país, as públicas e particulares, teriam três anos para
estar oferecendo plenamente estas duas disciplinas aos seus estudantes. Dentro
desta realidade o que se encontra hoje no país e na região de Alfenas é um
grande déficit de professores da área, pois a maioria dos professores que
ministram as aulas de sociologia não é formada em Ciências Sociais.
O
curso de Ciências Sociais tem como base três disciplinas fundamentais e
especificas: a Antropologia, a Ciência Política e a Sociologia. Todas elas
entram em contato com a realidade social, através de estudos e pesquisas. A
formação do professor fica a cargo somente da disciplina de sociologia, onde
esta se preocupa além de formar professores, formar também professores que
sejam críticos da realidade social onde estão inseridos e esse objetivo torna
possível e permite estabelecermos uma ótima integração com os ideais do projeto
PIBID.
O
PIBID de Ciências sociais da Unifal-MG tem como objetivo propiciar aos alunos
de licenciatura do curso uma aproximação do aluno com o ambiente escolar real,
tendo em vista enriquecer e qualificar a sua formação acadêmica. Um dos
principais focos é levar o futuro docente a realidade das escolas públicas,
mostrando as dificuldades e os obstáculos encontrados por eles no dia a dia da
escola e também para que ele seja orientado pelos professores que lá estão e
que podem ajudar e enriquecer a formação deste discente.
Nós do PIBID de Ciências Sociais
além de buscar esse objetivo geral e fundamental do programa que condiz com a
formação do professor temos também uma missão. Esta missão consiste em trazer à
tona a figura do professor pesquisador. Não apenas dar um enfoque principal a
docência, mas também seria importante aos pibidianos de Ciências Sociais
direcionarem um olhar sociológico sobre a escola, o seu entorno, ou seja, a
comunidade e também sobre os atores que fazem parte do cotidiano escolar num todo
como alunos, professores, funcionários, comunidade, pais, estados, dentre
outros. Nosso curso nos propicia um arcabouço teórico muito rico, portanto,
sempre teremos um fundamento teórico para levar questões de métodos e de teoria
para dentro e/ou fora da escola e observar se elas se aplicam na prática
escolar e em seu entorno. Podemos também a partir da convivência dentro da sala
de aula e da escola, levantar questões e hipóteses sobre a educação, o ensino,
e sobre tudo que faz parte do ambiente escolar, uma vez que a educação é alvo
de tantas criticas hoje em nosso país, assim como é vista como uma “salvação”
para alguns problemas sociais. Ao levantar questões de métodos, também nos
preocupamos em analisar a relação existente entre a escola e o seu entorno,
qual seria a relação existente entre o bairro e a comunidade onde as escolas
estão inseridas e quais influências que uma sofre em relação à presença da
outra.
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