3 de jan. de 2013

PIBID promove o "Dia da Sociologia" com alunos das escolas Dr. Emílio da Silveira e Pr. José Grimminck

Foi realizado nos dias 6 e 7 de Novembro, terça e quarta feira respectivamente, o “Dia da Sociologia” com os alunos das escolas parceiras: Escola Estadual Dr. Emílio da Silveira e Escola Estadual Pr. José Grimminck. A proposta da atividade era levar os alunos para a UNIFAL/MG e realizar uma manhã com palestra e dinâmicas que tratassem especificamente de temas ligados à disciplina de Sociologia. Vale ressaltar que infelizmente não foi possível conseguir a condução para que os alunos da Escola Pr. José Grimminck fossem até o campus da UNIFAL/MG, porém este fato não atrapalhou o desenvolvimento das atividades, pois as mesmas foram realizadas na própria escola. 



A primeira atividade elaborada para este dia foi uma palestra ministrada pelo Professor Leonardo Turchi, doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista nos temas de Gênero e Sexualidade, Antropologia Urbana e Esporte e Sociedade. O tema escolhido para a palestra e posteriormente para as atividades com os alunos em sala foi “Gênero e Sexualidade”. A palestra teve um tom de apreensão no começo por causa do tema escolhido, porém ao decorrer da apresentação e com o tom às vezes irônico do Professor Leonardo Turchi os alunos começaram a sentir-se mais a vontade e passaram a descontrair com as falas do professor. Os assuntos trabalhados na palestra foram desde a dissociação entre sexo e reprodução a partir do surgimento dos métodos contraceptivos até a relação de sexo e poder dentro da sociedade. Ao término da palestra alguns alunos fizeram perguntas instigantes e interessantes, fato que surpreendeu e deixou o professor Leonardo Turchi muito satisfeito.







Após a realização da palestra, elaboramos duas atividades com os alunos que tratassem do tema da palestra para que assim pudéssemos discutir e ouvir mais o que os alunos tinham a dizer sobre o tema. 





A primeira atividade elaborada foi à exibição do curta metragem intitulado de “Acorda Raimundo... Acorda!”  produzido em 1990 e que nos remete a uma reflexão mais profunda sobre a tradicional construção dos papéis de gênero do homem e da mulher. Ao longo do curta, Raimundo e sua mulher invertem de papéis, ou seja, sua mulher Marta sai para trabalhar, vai à boemia, grita e humilha o marido, enquanto Raimundo cuida do trabalho doméstico, fica grávido e responde pela educação de seus filhos. Em suma o curta trata das mudanças nos papéis de gênero dentro da sociedade contemporânea onde às mulheres ganham destaque e ocupam profissões que até recentemente eram tidas como exclusivamente masculina. O objetivo da atividade era discutir com os alunos as mudanças nos papéis sociais de homens e mulheres e também o machismo exacerbado mostrado no curta. Os alunos gostaram e se divertiram com a exibição do curta e conseguiram apreender a temática e a problemática discutindo sobre os temas após a exibição do curta.





Para quem se interessar temos aqui o link do youtube do curta metragem:







A segunda atividade organizada para ser trabalhada com os alunos foi uma dinâmica que trata dos padrões sociais de beleza instituídos pela sociedade. A dinâmica é bem simples e interessante, colocamos os alunos em uma sala e os dividimos em grupos de homens e mulheres, posteriormente, demos aos grupos revistas, cartolina, cola e tesoura e pedimos que as mulheres recortassem alguns homens que para elas seriam o homem “ideal” e para os homens pedimos a mesma coisa, porém que recortassem a mulher “ideal” e colassem na cartolina os indivíduos escolhidos.

Ao fim da colagem e elaboração dos cartazes, os grupos teriam de ir à frente da sala e explicar a razão de terem escolhidos os homens ou mulheres “ideias” colados nos cartazes. Ao término das exibições dos cartazes, o objetivo era discutir com os alunos quais foram os padrões de beleza mais encontrados por homens e mulheres na hora da escolha dos tipos ideais de homens e mulheres escolhidos para serem colados nos cartazes e explicar que os padrões de beleza não são naturais, mais sim impostos pela sociedade e principalmente pela mídia. Os alunos gostaram da ideia proposta pela dinâmica e produziram discussões interessantes sobre o tema, além da diversão e descontração dos alunos no momento da exibição dos cartazes.


A aceitação dos alunos, professores, supervisores e coordenação das escolas nos deu um incentivo ainda maior para que nos próximos semestres o PIBID de Ciências Sociais possa estar realizando mais dias como estes e também elaborando outras atividades que possam tratar de uma forma dinâmica a sociologia e sua relação com o cotidiano dos alunos e da escola. 

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