O PIBID de Ciências Sociais realizou
a primeira oficina de “Música e Sociologia” no dia 18 de outubro na Escola
Estadual Dr. Emílio da Silveira. A oficina contou com a presença de quatro
alunos oriundos do ensino médio da escola. A proposta levada pelos pibidianos
foi à discussão entorno da quebra de preconceitos usando a música como exemplo.
Ao passo em que o tema foi sendo explicado e a relação começou a ser feita
conseguimos avançar no processo de reflexão dos alunos e exemplificamos a
quebra de preconceitos com diferenças entre a realidade do estilo musical Funk e a realidade do estilo musical Rock, orientando os alunos de que o
exercício de entender o outro é um trabalho sociológico árduo, porém possível
de ser feito. A proposta desta introdução foi pensada com o intuito de não
haver conflitos caso aparecessem alunos que gostassem de estilos diferentes
para trabalharmos. Ao término da oficina, o aluno André levou seu violão e nos
apresentou uma composição de autoria própria.
Alunas e pibidianos trocando seus conhecimentos |
A segunda oficina de “Música e
Sociologia” foi realizada no dia 19 de outubro na Escola Estadual Pr. José
Grimminck. A oficina foi realizada no período da manhã e foi apresentada para
todas as turmas que tiveram aula de sociologia. A discussão girou em torno
do mesmo tema da oficina oferecida na escola Dr. Emílio da Silveira, ou seja, a
quebra de preconceitos utilizando a música como exemplo. Ao avançarem as
discussões, percebemos que cada sala possuía uma demanda de estilo musical
diferente e por isso, apesar do ponto de partida ser o mesmo, as reflexões
tomaram rumos diferentes. Contudo fizemos com que os alunos buscassem
entender e compreender o outro e que possuímos gostos e costumes diferentes,
fazendo assim um esforço sociológico grande, porém possível. Com isso
conseguimos atingir nosso objetivo que seria tentar fazer os alunos
compreenderem que devemos realizar este esforço constantemente de entender o
outro e aceita-lo, assim como seus gostos, costumes e escolhas, pois a
sociedade é formada por indivíduos heterogêneos e que os mesmos acabam fazendo
escolhas diferentes por conta de determinados fatores.
A terceira oficina de “Música e
Sociologia” realizou sua segunda etapa no dia 23 de outubro na Escola Estadual
Dr. Emílio da Silveira. A oficina contou com duas alunas e a discussão ocorreu
entorno do tema do relativismo utilizando a música como exemplo e da economia
brasileira expondo a música e o profissional musical como um produto;
trabalhamos também o significado da música em nossa sociedade; e a diversidade
de estilos musicais no Brasil. Houve então a reflexão de todos estes temas e
buscamos exemplificar suas relações com a sociedade e principalmente com a
sociologia.
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