2 de dez. de 2012

PIBID realiza primeiras oficinas sobre "Música e Sociologia"


O PIBID de Ciências Sociais realizou a primeira oficina de “Música e Sociologia” no dia 18 de outubro na Escola Estadual Dr. Emílio da Silveira. A oficina contou com a presença de quatro alunos oriundos do ensino médio da escola. A proposta levada pelos pibidianos foi à discussão entorno da quebra de preconceitos usando a música como exemplo. Ao passo em que o tema foi sendo explicado e a relação começou a ser feita conseguimos avançar no processo de reflexão dos alunos e exemplificamos a quebra de preconceitos com diferenças entre a realidade do estilo musical Funk e a realidade do estilo musical Rock, orientando os alunos de que o exercício de entender o outro é um trabalho sociológico árduo, porém possível de ser feito. A proposta desta introdução foi pensada com o intuito de não haver conflitos caso aparecessem alunos que gostassem de estilos diferentes para trabalharmos. Ao término da oficina, o aluno André levou seu violão e nos apresentou uma composição de autoria própria.

Alunas e pibidianos trocando seus conhecimentos
A segunda oficina de “Música e Sociologia” foi realizada no dia 19 de outubro na Escola Estadual Pr. José Grimminck. A oficina foi realizada no período da manhã e foi apresentada para todas as turmas que tiveram aula de sociologia. A discussão girou em torno do mesmo tema da oficina oferecida na escola Dr. Emílio da Silveira, ou seja, a quebra de preconceitos utilizando a música como exemplo. Ao avançarem as discussões, percebemos que cada sala possuía uma demanda de estilo musical diferente e por isso, apesar do ponto de partida ser o mesmo, as reflexões tomaram rumos diferentes. Contudo fizemos com que os alunos buscassem entender e compreender o outro e que possuímos gostos e costumes diferentes, fazendo assim um esforço sociológico grande, porém possível. Com isso conseguimos atingir nosso objetivo que seria tentar fazer os alunos compreenderem que devemos realizar este esforço constantemente de entender o outro e aceita-lo, assim como seus gostos, costumes e escolhas, pois a sociedade é formada por indivíduos heterogêneos e que os mesmos acabam fazendo escolhas diferentes por conta de determinados fatores. 

Alunas participam da oficina de "Música e Sociologia"
A terceira oficina de “Música e Sociologia” realizou sua segunda etapa no dia 23 de outubro na Escola Estadual Dr. Emílio da Silveira. A oficina contou com duas alunas e a discussão ocorreu entorno do tema do relativismo utilizando a música como exemplo e da economia brasileira expondo a música e o profissional musical como um produto; trabalhamos também o significado da música em nossa sociedade; e a diversidade de estilos musicais no Brasil. Houve então a reflexão de todos estes temas e buscamos exemplificar suas relações com a sociedade e principalmente com a sociologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário